“Dia D” de vacinação: o Ceará inicia a campanha contra poliomielite neste sábado, 25

Sábado, 25 de maio, ocorre mais um dia D de vacinação em todo o estado do Ceará. A data vai marcar a antecipação do início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Realizada pelo Ministério da Saúde, ela irá começar em todo o Brasil na próxima segunda-feira, 27, e segue até 14 de junho.

   >>>CLICK AQUI PARA SEGUIR O CANAL FOLHA DO VALE NO WHATSAPP<<<

A titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu) da Secretaria da Saúde do Ceará, Ana Karine Borges, explica qual o público-alvo. “No dia D, estaremos com a vacina oral e injetável contra a paralisia infantil disponível para as crianças menores de 5 anos. É importante que os responsáveis levem as crianças mesmo que acreditem estar com o esquema vacinal completo, porque os profissionais de saúde irão fazer uma checagem para dar o reforço da vacina, caso seja necessário e também conferir se as vacinas estão em dia”, diz.

A intenção é alcançar a meta de 95% de cobertura vacinal. “Queremos alcançar essa meta em todo território cearense o quanto antes por meio das diversas estratégias de vacinação que estão sendo programadas pelos municípios. Esse movimento pela vacinação vem acontecendo desde 2023 e os excelentes resultados apontam para a efetividade das ações. Tanto é que conseguimos atingir o primeiro lugar na cobertura vacinal do Brasil contra a poliomielite”, destaca.

Segundo a gestora, entre os objetivos do dia D estão, além de iniciar a campanha da pólio, “aproveitar os últimos dias da campanha nacional de vacinação contra influenza, reforçar o esquema vacinal contra a covid-19 com vacina atualizada, XBB, além de atualizar o esquema de vacinação da população em geral, conforme calendário nacional”.

Também chamada de paralisia infantil ou pólio, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda irreversível causada pelo poliovírus selvagem (PVS). Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

 

Vacinas contra gripe e covid-19 também estarão disponíveis

O dia D também vai contemplar a aplicação de outras vacinas, como a da gripe. A campanha que teve início no Ceará no dia 11 de março obteve 1.349.713 doses aplicadas, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 38,19%, segundo dados do LocalizaSUS.

Ana Karine Borges explica que esse percentual é abaixo do esperado, sobretudo por se tratar de uma vacina fundamental para os grupos de risco. “O Ceará apresenta uma cobertura acima da média do País. No entanto, o percentual ainda é muito abaixo do esperado, sobretudo dos grupos prioritários”, destaca.

Para aumentar esses números, é importante que as pessoas procurem os postos de saúde dos municípios para tomar a dose de imunizante contra a influenza. Desde o dia 29 de abril, o imunobiológico está disponível para todos os públicos no estado.

Ana Karine pontua ainda que a ideia é estimular, também, a participação de uma parcela do público que precisa de mais atenção. “Queremos otimizar as estratégias de vacinação, aproveitando para atualizar a situação vacinal da população”, pontua.

Ela reforça a importância do dia D. “Historicamente, essa mobilização para vacinação, tem representado uma grande repercussão no processo de adesão à vacina. Com isto, considerando a efetividade dessa estratégia, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará planeja um dia D de vacinação a cada mês, durante todo o ano de 2024”.

 

SIGA-NOS NO INSTRAGRAM E FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTICIAS




Fonte: Ascom Sesa

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *