Apresentação do desfile do Maracatu do Arraial, em Limoeiro do Norte

O Maracatu Nação Jaguaribe do Sitio Arraial, em Limoeiro do Norte, fez uma apresentação neste sábado, 10 de fevereiro, pelas vias da comunidade.

O grupo dançante surgiu no Arraial em 2017 e já desfilou nas cidades de Alto Santo e Fortaleza. Além da própria comunidade, no Festival Internacional do Folclore na praça José Osterne (Praça da Matriz)  e, em 2023, apresentou-se no Carnaval Cultural de Limoeiro do Norte, na mesma praça.

Dos anos de 2017 do seu nascedouro a 2020 às apresentações foram presenciais, somente em 2021 foram apresentações online por conta da Pandemia do Covid 19  e retornou presencial em 2022.

O grupo folclórico foi contemplado em 2024 com o edital carnavalesco da Secretaria da Cultura do Ceará, no valor de R$ 16 mil. E nessa apresentação deu-se a avaliação pela Técnica da Secretaria Estadual da Cultura, Renata Chaves, como contra partida do edital, também ocorreu no dia 8 de fevereiro uma oficina para confecção de adereço do Maracatu no Clube de Mães Eunice Mendes, na comunidade arraialense.

Faltando apenas uma palestra com o tema Resistência em Uma Escola Municipal Estando em Busca de Uma Liderança Negra, já que a temática desse ano remete a resistência negra.

O Maracatu conta com 54 componentes brincantes, sendo mantido a partir de agora pela ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE ARRAIAL, além da quadrilha junina Filhos do Sertão e o grupo de dança, que congrega 26 dançarinos, entre integrantes do local e também dos bairros do município. Tendo feito demonstrações na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, AABB e ainda na Festa da Padroeira da comunidade. O grupo musical incorpora todo tipo de matrizes da dança, como Carimbó e anos 60.

Vale destacar que não é a primeira vez que o Maracatu é beneficiado por edital carnavalesco da Secretaria Estadual. Já teve doação e peças da indumentária pelos Maracatus de Fortaleza, como também chega a remodelar as vestimentas.

A composição das Loas (músicas) está a cargo do músico violonista MARCOS GOMES (Marcote) do município de Russas, que já foi integrante do regional da quadrilha arraialense.

O grupo Nação Jaguaribe está dividido em 12 alas entre os 54 membros, nas alas: Porta Estandarte, Índios, Baianas, Dama do Passo, Mucamas, Casal de Preto Velho, Balaieiro, Orixás, Batuqueiros, Africanas, Corte, Rei e Rainha. Na coordenação da apresentação ADRIANO CASTRO E GUILHERME SOARES.

Siga-nos no INSTAGRAM

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *