Baratas: muita gente não gosta, mas elas são fundamentais para que ecossistema funcione

Apesar de serem vilãs para muita gente, as baratas são insetos fundamentais para a existência de vida na Terra. Por mais que causem um pouco de asco e incômodo, a presença delas representa uma espécie de normalidade no ambiente em que estamos.

Desse modo, pensando em diminuir um pouco a má fama desse inseto para algumas pessoas, abaixo, estão alguns dos benefícios da barata para a ecologia.

 

Importância da barata para a vida

Apesar de muita gente achar que a barata é um animal sujo e que só traz problemas, o ecossistema seria bem diferente se elas não existissem. De acordo com a Dra. Tanya Latty, da Universidade de Sydney na Austrália, elas são fundamentais para controlar a matéria orgânica

“Elas estão nos arbustos, fazendo um trabalho muito importante, o de quebrar materiais orgânicos como folhas e madeiras podres” afirma a
Além disso, elas fazem um tipo de adubo natural. Isto pois elas consomem matéria orgânica e devolvem ao solo. Melhor ainda, fazem tudo isso sem cobrar um centavo de nós.

 

Baratas urbanas: desagradáveis, mas necessárias

Decerto, não é nada legal conviver com as baratas nas proximidades ou até dentro de nossas casas. Mas acredite, sem elas seria muito pior. Conforme um artigo da Fiocruz, a extinção completa das baratas causaria um desequilíbrio nas populações de lagartixas e morcegos, que dependem dos insetos como seu principal alimento.
Contudo não é só isso, o sumiço das baratas também aumentaria muito a quantidade de lixo e resíduos humanos acumulado em locais como esgotos, por exemplo. De certa forma, elas também fazem essa limpeza para a gente.
Se mesmo depois de todas essas razões você quiser exterminá-las, boa sorte. As baratas fêmeas têm em média 700 mil filhotes ao longo da vida.

 

Alimento para várias espécies

Porém, não é só o papel de composteira natural, e de limpeza que é importante, as baratas cumprem um papel na cadeia alimentar. Segundo o livro “Cockroaches: Ecology, Behavior and Natural History” da Universidade Johns Hopkins, elas são alimentos para aves, artrópodes e até alguns mamíferos.
Além disso, a barata é extremamente importante para o ciclo nutricional da natureza. Já que a maioria se alimenta de detritos orgânicos, principalmente vegetais. Assim, ajudam na degradação e retirada de energia da celulose e de materiais de plantas como um todo.

Siga-nos no INSTAGRAM

 

 

Fonte: NSC Total

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *