Dia D nacional de vacinação contra poliomielite no Ceará ocorre neste sábado, 8

Neste sábado, 8 de junho, ocorre o Dia D nacional de vacinação contra poliomielite em todo o País. No Ceará, as ações estratégicas realizadas entre a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e municípios visam alcançar no mínimo 95% do público-alvo: crianças menores de cinco anos de idade. Os imunizantes estão disponíveis em mais de 2.500 salas de vacinação no território estadual.

  >>>CLICK AQUI PARA SEGUIR O CANAL FOLHA D VALE NO WHATSAPP<<<

As doses da vacina contra a paralisia infantil já estão disponíveis nos postos de saúde desde 25 de maio. O Dia D tem o objetivo de alcançar o máximo de pessoas em um curto intervalo de tempo. É fundamental que mães e pais levem os filhos para se vacinar, basta conferir a programação do seu município e verificar o local de vacinação mais próximo da sua residência”, destaca a titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu) da Secretaria da Saúde do Ceará, Ana Karine Borges.

Karine ressalta ainda a importância de levar as crianças aos postos de saúde, mesmo que os responsáveis acreditem que elas já tenham o esquema vacinal completo. “Porque os profissionais de saúde irão fazer uma checagem para dar o reforço da vacina, caso seja necessário, e também conferir se as demais vacinas do calendário estão em dia”, pontua.

A poliomielite, doença imunoprevenível de grande importância em saúde pública, está incluída no calendário nacional pelas sequelas permanentes, como a paralisia dos membros inferiores, e risco de morte. Ela é causada pelos poliovírus 1, 2 e 3. A proteção vacinal contra o vírus está disponível nos 184 municípios cearenses.

Ana Karine Borges reforça também que todos os imunobiológicos do Programa Nacional de Imunização (PNI) são seguros. “Todas as vacinas ofertadas pelo SUS passam pelo controle da Anvisa e apresentam um perfil bom de segurança, sendo bem toleradas”, finaliza. A campanha, iniciada de forma antecipada pelo Ceará em 25 de maio, segue até 14 junho em todo o Brasil.

 

SIGA-NOS NO INSTRAGRAM E FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTICIAS

 

 

Fonte: Ascom Sesa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *