Seminário “Ceará pelo Clima” será o grande destaque da programação do Junho Ambiental 2024

O governo do Ceará, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), vai promover, a partir da próxima segunda, 3 junho, as atividades que marcam o Junho Ambiental. A campanha, criada pela Lei Estadual nº 17.227/2020, de autoria do então deputado estadual e hoje governador Elmano de Freitas, prevê a realização de atividades de educação ambiental para todo o mês de Junho, todos os anos, com objetivo de engajar a sociedade na preservação do meio ambiente.

Em 2024, a grande atração será o seminário “Ceará pelo Clima: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Justiça Social”. O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de junho, no Centro de Eventos, em Fortaleza – CE. Serão dois dias imersivos dedicados à justiça climática, transição energética e justiça social. “Vamos reunir diversos públicos e renomados especialistas nacionais para discutir ações essenciais para limitar o aquecimento global, prevenir desastres climáticos e proteger nossa sociedade. O objetivo é trocar experiências e contribuir para um presente e um futuro sustentáveis”, explica a titular da SEMA, Vilma Freire.

O Seminário será dividido nos seguintes Eixos Temáticos: Transição Energética Justa no Ceará; Juventude e Crise Climática; Estratégias para fortalecer as políticas públicas estaduais; Justiça Climática – Impactos do racismo ambiental; Vulnerabilidades Climáticas Cearenses – Mitigação e adaptação, Resíduos e Economia Circular – Implementando a política nacional de resíduos sólidos. Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo site www.cearapeloclima.com.br.

Estão ainda previstas outras ações que devem acontecer no decorrer do mês, como o lançamento e a divulgação do Atlas Costeiro e Marinho do Estado do Ceará e o Roadmap do Mercado de Carbono – produtos do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente –; entrega de certificados de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN); visita à Reserva Natural Serra das Almas, em parceria com a Associação Caatinga; além do estudo de viabilidade econômica do Turismo de Observação de Aves do Ceará e do lançamento do Projeto Óleos de Jeri.

 

Atividades em todo o Ceará

Segundo Ulisses Rolim, coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/SEMA), as atividades acontecerão em parceria com os municípios cearenses, ONGs, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas. “Serão realizadas diversas ações em todo o estado com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre o tema Justiça Climática, buscando principalmente fortalecer o engajamento das juventudes nessa luta”, afirmou.

Durante o mês de junho, 141 municípios cearenses, 59 escolas públicas estaduais e 20 Unidades de Conservação Estaduais realizarão diversas atividades de educação ambiental, como palestras, seminários, rodas de conversa, passeios ciclísticos e de barco, blitz ecológica, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, campanha nas rádios, oficinas educativas, aulas de campo, concursos de fotos e redações, trilhas ecológicas, distribuição e plantios de mudas, visita às nascentes, reflorestamento de mata ciliar, dentre outras.

 

Ações promovidas pela Sema no Junho Ambiental:
  • Dia 3/6 – 1º Encontro Técnico do Programa AJA (online/Live) – Cadastro Reserva e Povos Indígenas – 18h
  • Dias 17 e 18/6 – Seminário Ceará pelo Clima
  • Dia 17/6 – Entrega do Prêmio Joaquim Feitosa
Programação A3P Sema:
  • Dia 24/6 – Dia “D” da A3P” na Sede da Sema
  • Dia 25/6 – Oficina Reconhecendo a A3P – Auditório da Sema – Manhã e Tarde
  • Dia 26/6 – Oficina Reconhecendo a A3P – Auditório da Sema – Manhã e Tarde

 

SIGA-NOS NO INSTRAGRAM E FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTICIAS

 

 

Fonte: Ascom Sema

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *