Água de coco é fonte de diversos benefícios para a saúde, segundo nutricionista

Além de ser sinônimo de refrescância em dias quentes, a água de coco geladinha é também uma fonte de diversos benefícios para a saúde. Encontrada no interior do coco ainda verde, ela se transforma na polpa do coco.

Embora seja mais conhecida por proporcionar uma intensa hidratação do corpo, a água de coco também tem vitaminas e minerais que ajudam a melhorar o funcionamento do corpo.

Segundo a nutricionista Thaís Lobo, professora da Faculdade Anhanguera de Palmas, no Tocantins, a quantidade diária recomendada de ingestão da bebida é de 200 a 250 ml.

CLICK AQUI PARA SEGUIR O CANAL FOLHA DO VALE NO WHATSAPP

Os impactos de incluir a bebida no cardápio diário são muito positivos, pois além de ser excelente para a hidratação corporal, ela também possui muitos nutrientes e eletrólitos capazes de revigorar o organismo”, afirma.

Embora seja 95% composta por água, a água de coco também possui nutrientes próprios. A bebida é rica em eletrólitos como o sódio e potássio, minerais que regulam o funcionamento dos músculos e mantêm o equilíbrio de sua hidratação.

Em um copo da bebida, por exemplo, estão em média 25% de todo o potássio que deve ser ingerido ao longo do dia por um adulto, mais do que a banana. A água de coco também possui carboidratos, magnésio, fósforo e cálcio, mas em quantidades menos significativas.

A recomendação é sempre dar preferência ao produto in natura em relação à versão industrializada, já que estas costumam ter mais sódio, conservantes e aromatizantes que alteram suas propriedades.

Não há contraindicação para o consumo de água de coco. No entanto, pacientes renais devem estar atentos, já que a bebida é muito rica em potássio e pode sobrecarregar os rins por ser muito diurética”, recomenda a nutricionista.

 

Confira benefícios de beber água de coco todo dia
  • Reforço na hidratação

Como boa parte da composição da água de coco é de água, ela é muito usada para reforçar a hidratação, especialmente em pessoas que tiveram diarreia ou estão de ressaca — nesses casos, os minerais, vitaminas e aminoácidos essenciais presentes na bebida podem ajudar. A água de coco, porém, não substitui a água, que deve corresponder à maioria dos líquidos ingeridos no dia.

  • Previne as cãibras

Por ser rica em potássio, a água de coco tem um importante papel na prevenção das cãibras, que são contrações involuntárias da musculatura. “O potássio desempenha um papel crucial nesse processo e, por isso, manter níveis adequados do mineral ajuda a prevenir as cãibras”, explica Thaís.

  • Recuperação pós-exercício

Além de conter muito potássio, a água de coco possui sódio, que é responsável por interações nas trocas celulares. Sem níveis adequados deles, não temos energia. “Após atividades físicas intensas, é comum perdemos o mineral pelo suor, então a água de coco se destaca como uma excelente opção para restaurar o funcionamento normal do organismo”, completa a nutricionista.

  • Contribui com a saúde óssea

Além desses benefícios, embora em pequenas quantidades, a água de coco também possui magnésio, fósforo e cálcio, minerais que contribuem para a saúde óssea e muscular.

  • Melhora o funcionamento dos rins

Por ser composta principalmente por água, a bebida ajuda a desintoxicar os rins. Assim, a água de coco tem efeito diurético e faz com que o corpo humano produza mais urina. Isso previne problemas como retenção de líquidos e pedra nos rins.

  • Melhora o fluxo intestinal

A água de coco é ótima tanto para quem está sofrendo com prisão de ventre quanto para quem está com diarreia.

No caso de prisão de ventre, a bebida ajuda a soltar o intestino. Já em caso de vômitos e diarreias, a água de coco ajuda a repor os líquidos e sais minerais perdidos.

Em geral, recomenda-se tomar até 3 copos de água de coco por dia, mas a quantidade pode variar de acordo com o problema que se quer combater.

  •  Combate o envelhecimento precoce

A bebida é rica em antioxidantes, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Assim, a água de coco ajuda o corpo a manter uma pele jovem e hidratada.

  • Combate a ressaca

A água de coco ajuda o organismo a se desintoxicar de bebidas alcoólicas por conta de seu efeito diurético

Ainda, ela ajuda a combater os sintomas da ressaca, já que ela ajuda na reidratação do corpo.

  • Ajuda a soltar o intestino

A água de coco ajuda a soltar o intestino, combatendo a prisão de ventre. Assim, pessoas com o intestino preso podem se beneficiar do consumo da bebida.

 

SIGA-NOS NO INSTRAGRAM E FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTICIAS

 

 

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *