Megaconf 2024 reúne cerca de mil gestores em torno da inovação da gestão pública

Para o presidente da Associação Goiana de Municípios e prefeito de Goianira, Carlão da Fox, as inovações vão auxiliar os prefeitos que estão fechando os mandatos e os que irão entrar a fazer uma boa gestão

 

 Com foco na gestão pública, o MegaConf24 reuniu nesta quinta-feira, 9 de maio, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, cerca de 1000 profissionais, entre prefeitos, secretários, chefes de departamentos e servidores públicos de prefeituras, câmaras e fundos de previdência de todo o estado de Goiás. Com o tema “Inovação na Gestão Pública”, o evento contemplou 20 palestras sobre arrecadação, contabilidade, recursos humanos, compras e licitações, e educação. Foi realizada ainda uma roda de conversa com prefeitos de municípios de Goiás, todas distribuídas em cinco auditórios.

CLICK AQUI PARA SEGUIR O CANAL FOLHA DO VALE NO WHATSAPP

No palco principal estavam os palestrantes Thiago Mendes, especialista em comunicação de alta performance, e Rafael Medeiros Filho, especialista em gestão do tempo e produtividade. As palestras focaram na capacitação de pessoas lhes oferecendo conhecimentos e habilidades práticas que podem ser aplicadas em suas vidas pessoais e profissionais para melhorar o desempenho.

Como nas outras edições, o Megaconf24 teve o apoio do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM), Associação Goiana de Municípios (AGM), Federação Goiana de Municípios (FGM) e o Conselho Regional de Contabilidade (CGC) e palestrantes especialistas em suas áreas de atuação. Para Daniel Martins, o fundador da Megasoft, “o evento é um ponto alto da Megasoft, que sempre teve essa preocupação em deixar seus clientes e parceiros bem informados das últimas atualizações e tecnologias novas que vão contribuir para o trabalho do Município.”

Para a advogada e gestora Emília Andrade, diretora e sócia da Megasoft, em 2024 o evento ocorreu em um local com mais espaço, o Centro Cultural Oscar Niemeyer, uma escolha estratégica para acomodar um número maior de participantes.

Foi um evento muito produtivo, com mais de 20 palestras ocorrendo simultaneamente das 8h às 17h e ainda as oficinas e mais de 25 estandes de empresas relacionadas ao serviço público. Uma oportunidade de aprendizado e networking e ainda uma roda de conversa com alguns prefeitos apresentando ações inovadoras em seus municípios”, avalia Emília.

Para o presidente da Associação Goiana de Municípios e prefeito de Goianira, Carlão da Fox, “tudo aquilo que temos a convicção que vai ajudar os prefeitos nós participamos, as inovações vão auxiliar os prefeitos que estão fechando os mandatos e os que irão entrar a fazer uma boa gestão”.

Dentre os palestrantes, o auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM), Petrônio Pires de Paula abordou a temática ‘Procedimentos Contábeis e Administrativos de Encerramento de Mandato’ e avaliou que o encontro promoveu a troca de informações entre gestores e servidores municipais, com o intuito de proporcionar uma preparação mais eficaz para a transição de mandato que ocorrerá ao término deste ano.

No tema que apresentei, forneci aos participantes uma visão detalhada sobre os pontos de atenção relacionados à execução dos atos orçamentários e financeiros durante este último ano de gestão. Abordei questões cruciais para o cumprimento das disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da Lei Eleitoral nº 9504/97, garantindo assim uma gestão transparente e em conformidade com as exigências legais”, afirma o auditor do TCM.

 

Megasoft

O Megaconf 2024 abordou a avidez e avanços tecnológicos, ações que fizeram da Megasoft, além de pioneira no mercado em softwares de gestão pública, líder em excelência no mercado em Goiás, Tocantins e Mato Grosso. Com mais de três décadas de história, a empresa lidera as inovações na gestão pública com recursos que garantem transformação digital, elevando os capitais humano, econômico e político de prefeituras.

Para Erivelton Melo, diretor jurídico e comercial da Megasoft, uma das principais áreas de renovação na administração pública é a aplicação de tecnologias digitais para aprimorar a eficácia e a transparência dos processos governamentais. “Os serviços aos cidadãos podem ser totalmente realizados online, incluindo emissão de documentos oficiais, acesso à informação, resolução de pendências e participação ativa da comunidade”, destaca.

Erivelton Melo também destaca que, além disso, a inteligência artificial e a aprendizagem de máquina podem ser empregadas para analisar grandes conjuntos de dados e auxiliar os governos municipais a tomarem decisões fundamentadas.

 

Prefeito inovador

Marcelo Paiva é prefeito do município de Anhanguera, localizado na divisa com Minas Gerais, na região da estrada de ferro. Segundo o gestor, está sempre em busca de inovação, tanto que, mesmo sendo a menor cidade do estado, o município conseguiu o Prêmio Empreendedor do Sebrae em duas categorias: inovação e sustentabilidade, além de Marketing Territorial.

Sempre buscamos por inovação e somos conhecidos como a terra do limão taiti. Este reconhecimento reforça o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável e a busca contínua por soluções inovadoras. Por isso estamos aqui neste evento”, diz Marcelo Paiva.

 

Roda com Prefeitos

As coisas vêm mudando rapidamente e estamos com um time grande de servidores aqui, hoje, aprendendo, inovando e levando todo esse conhecimento para Serranópolis”, destaca Tárcio Dutra, prefeito de Serranópolis.

Temos sempre que aprimorar, tem sempre coisas novas e temos que estar juntos das inovações acompanhando diariamente, hoje temos uma ação importante do Tribunal de Contas dos Municípios que é um parceiro de todos os prefeitos, um órgão que serve para orientar. Os prefeitos precisam estar atentos às inovações para estarem com empresas da área da informática, de formação e gestão que os ajudem e evitar equívocos que possam dar problemas em sua gestão”, diz Carlão da Fox, prefeito de Goianira e presidente da AGM.

Quando entrei no primeiro mandato implementei um choque de gestão, tive que entrar com ações inovadoras, pudemos organizar, desburocratizar, trazer mais eficiência e agilidade e fazer com que o usuário do setor público saísse satisfeito”, enfatiza Débora Barros, prefeita São João D´Aliança.

 

SIGA-NOS NO INSTRAGRAM E FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTICIAS

Por: Eliane Barros

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *