Governo do Ceará lança projeto para formação de profissionais na área de energias renováveis

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), lança nesta segunda-feira, 6 de maio, o Projeto H-Tec – Qualificação e Fortalecimento da Cadeia Produtiva em Energias Renováveis no Ceará. O projeto tem como principal objetivo dar suporte para o setor de energias renováveis, por meio da capacitação de profissionais qualificados. Na primeira fase, a iniciativa prevê habilitar 1.050 multiplicadores para instruir e formar futuros técnicos.

CLICK AQUI PARA SEGUIR O CANAL FOLHA DO VALE NO WHATSAPP

O lançamento acontece poucos dias após o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, visitar o Complexo Industrial e Prontuário do Pecém (CIPP). A agenda aconteceu na última sexta-feira, 3. Na oportunidade, o titular destacou o potencial do Pecém na transição energética. “O Porto do Pecém hoje é uma referência no mundo, especialmente na agenda ambiental. A gente espera cada vez mais compartilhar experiências, porque não tenho dúvidas de que o Porto do Pecém será destaque na indústria do hidrogênio verde e a gente quer exportar essa tecnologia para toda a Europa, para outros países. Isso vai estimular ainda mais o crescimento econômico da região“, destacou o ministro.

Já o presidente do Porto do Pecém, Hugo Figueirêdo, ressaltou a oportunidade de apresentar as estratégias de desenvolvimento do Complexo do Pecém baseada na transição energética. “O ministro saiu daqui muito convencido de que estamos diante de uma realidade em construção e que é preciso que o Brasil, através do Congresso e do próprio poder executivo, esteja envolvido nesse processo de regulamentação do hidrogênio verde. Entendendo que é uma oportunidade que o Brasil tem de se inserir de forma significativa na economia mundial, nessa cadeia de energias renováveis e de hidrogênio verde“, evidenciou o Hugo.

O projeto tem como principal objetivo dar suporte para o setor de energias renováveis, por meio da capacitação de profissionais qualificados, contando com parceria da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET); Secretaria da Educação do Ceará (Seduc); Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); e Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Além disso, conta com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O Projeto H-Tec será lançado oficialmente, a partir das 9h30 desta segunda-feira, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza.

SIGA-NOS NO INSTRAGRAM E FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTICIAS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *