Em Limoeiro do Norte, Governo do Ceará lança Projeto de Braços Abertos

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará. Em cima deste lema, o Governo do Ceará lançou, nesta quinta-feira, 18 de abril, o Projeto de Braços Abertos, ação que visa organizar e planejar os processos de trabalho das unidades de saúde básicas. O investimento é de R$ 11,5 milhões, com um total de 20 municípios inclusos. O evento, que aconteceu em Limoeiro do Norte, foi comandado pela secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho.

Por meio de vídeo, o governador Elmano de Freitas destacou a atenção direcionada para a saúde básica por parte do Governo do Estado. “É na unidade básica que o cidadão chega primeiro para ser atendido. Estamos iniciando esse trabalho de fomento e temos absoluta segurança que irá representar um aumento significativo no trabalho já realizado no Vale do Jaguaribe. Vamos de braços abertos para fazermos mais pela nossa população”, disse.

Click aqui para seguir o Canal Folha do Vale no Whatsapp

Atualmente, o Ceará dispõe de uma cobertura de Atenção Primária à Saúde (APS) de 95,03%, considerada a quarta melhor do país. Estima-se que uma APS qualificada pode resolver até 85% dos problemas de saúde da população. Além de ser capaz de estratificar o risco dos usuários acompanhados, encaminhando-os oportunamente para a atenção ambulatorial especializada, quando necessário.

Tânia Mara Coelho salientou a importância da participação de todos para que o Projeto se desenvolva e consiga ajudar a população. “Com esse Projeto, pretendemos revolucionar a saúde da região. Todas as peças do sistema de saúde são fundamentais para que esse projeto seja fortalecido. Quando vimos que não estamos conseguindo aumentar a cobertura vacinal, quando vimos algumas doenças ressurgindo, é isso que nos faz estimular para que possamos cair em campo e tentar modificar esses indicadores negativos”, comentou.

Os 20 municípios que aderiram ao Projeto de Braços Abertos são Aracati, Alto Santo, Ererê, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama , Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

A ação é desenvolvida em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); Umane (Associação civil sem fins lucrativos); Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE).

 

Eixos de fortalecimento

O Projeto de Braços Abertos tem como eixos de execução ações de educação permanente, planificação da atenção à saúde e rede de articuladores nas cinco regiões de saúde do estado. Agindo por etapas, a implementação de cada eixo é fundamental para o bom andamento do Projeto e seu impacto direto na população.

Prefeita em exercício de Limoeiro do Norte, Dilmara Amaral, ressaltou que é a soma das forças, envolvendo municípios e Governo do Ceará, que irá contribuir diretamente para a melhoria da saúde pública cearense. “Ficamos felizes com o lançamento de um projeto tão importante e pertinente para a população. A regionalização da saúde tem um impacto não só nas vidas das pessoas, mas também dentro do nosso município. Agradeço ao Governo do Estado, não só em nome de Limoeiro, mas de todo o Vale do Jaguaribe, por todas essas ações em prol do desenvolvimento da saúde. Não tenho dúvidas que é a soma de forças que irá alavancar a saúde do nosso município e do nosso estado”, pontuou.

Siga-nos no INSTRAGRAM e fique por dentro das últimas noticias

 

Fonte: Governo do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *