CAIXA Cultural Fortaleza promove oficina de pintura com o artista pernambucano Mestre Ferreira

A CAIXA Cultural Fortaleza, realiza no dia 6 de abril, sábado, oficina prática de introdução à criação em artes plásticas e ao manuseio da técnica de pintura (acrílico sobre tela), “Eu, a tela e o mestre”, ministrada pelo artista plástico pernambucano, José Ferreira de Carvalho, o “Mestre Ferreira” como é conhecido.

As inscrições acontecem de forma gratuita, pelo site da CAIXA Cultural Fortaleza por meio do preenchimento de formulário online https://forms.office.com/r/1pSs5my6bj, com limite de 30 vagas, voltadas para crianças, jovens e adultos. A atividade proporcionará aos participantes um mergulho no universo do artista plástico pernambucano, Mestre Ferreira, além de estimular a produção criativa de jovens artistas, bem como o acesso às técnicas utilizadas por Ferreira em suas pinturas e ainda incentivar novos olhares para a exposição “50 Anos Ferreira de Arte”, que segue em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza.

A atividade formativa faz parte da exposição do artista, “50 Anos Ferreira de Arte”, que segue em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza até o dia 7 de abril. A mostra comemora meio século de dedicação à arte por Ferreira e revela várias fases do artista em diversos períodos estilísticos nas 50 obras que estarão expostas. Apresentando um recorte de obras de José Ferreira de Carvalho em seis períodos estilísticos nas séries: Naif; Eu e os Mestres; Cerâmicas; Satye, Abstrata e Amazônia, retratando várias fases de produção, e mostrando as várias técnicas que Ferreira utiliza para interpretar seus pensamentos concretizados em suas telas, painéis, cerâmicas, louças e desenhos.

As obras transmitem as mais diversas sensações através de traços marcantes em cores fortes e reproduzem as interpretações únicas, culturais e estilísticas de Ferreira por meio das telas e esculturas. A curadoria da exposição é do desenhista e restaurador Fernando Guimarães Tavares Júnior, que comenta que “nesses trabalhos, as cores vibrantes saltam aos nossos olhos e é facilmente comparável a um show pirotécnico”. O curador afirma ainda que as obras do artista evidenciam os mais sinceros registros de uma sociedade tipicamente nordestina como feiras, danças, jogos e brincadeiras infantis.

Click aqui para seguir o Canal Folha do Vale no Whatsapp

O projeto cultural é apresentado em Fortaleza pelo Ministério da Cultura e CAIXA Cultural, incentivado pela Lei Rouanet e conta com o apoio da CAIXA; com patrocínio Toyota é Toyolex, Atiaia Renováveis e MV, Mais Valor para a Saúde, e realização da Métron Produções, Ministério da Cultura e Governo do Brasil.

 

Serviço:
  • Oficina de pintura “Eu, a tela e o mestre”
  • Sábado (6/04) – 15h às 17h30
  • Inscrições gratuitas – site CAIXA Cultural Fortaleza (https://forms.office.com/r/1pSs5my6bj)
  • 30 vagas

Siga-nos no INSTAGRAM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *