Secretaria da Cultura do Ceará lança Ciclo Carnavalesco 2024

Com acesso gratuito, o Maracatu Rei de Paus e a escola de samba Império Ideal serão homenageados na solenidade de lançamento. Um grande encontro reúne os Balaeiros de Maracatus do Ceará, que se apresentarão entoados por Calé Alencar, celebrando abertura oficial das festividades carnavalescas no estado”.

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), por meio do Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares, lança, na próxima quinta-feira, 8 de fevereiro, o Ceará Ciclo Carnavalesco 2024. Com o tema “Entre Batuques e Loas, Quem Dá as Cartas do Ciclo Carnavalesco é Rei”, a solenidade será realizada às 18h30, no Hub Cultural Porto Dragão, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). O acesso a toda a programação é gratuito.

Na programação, a escola de samba “Império Ideal”, mais antiga do estado (fundada entre as décadas de 1940 e 1960), será homenageada com uma comenda de reconhecimento por seu trabalho de fomento às festividades carnavalescas no Ceará. Também terá seu reconhecimento firmado o Maracatu Rei de Paus, Tesouro Vivo e Ponto de Cultura reconhecido pela Secult Ceará. E para celebrar a abertura oficial das festividades carnavalescas no estado, receberemos Mestre Almeida Rainha, Tesouro Vivo da Cultura e do maracatu cearense. Além disso, um grande encontro reúne os Balaieiros dos Maracatus do Ceará que se apresentarão entoados pelo cantor cearense Calé Alencar.

Dentre as ações formativas, teremos o Processo de Seleção Simplificado para Pesquisadores(as)/Avaliadores(as), que acontece nos dias 5 e 6 de fevereiro, de forma virtual. As inscrições estão abertas a partir desta quinta-feira, 1º, e seguem até o dia 3, sexta-feira, por meio do Mapa Cultural do Ceará, mediante ao preenchimento das vagas. E a oficina de “Ofício do Balaieiro”, figura emblemática dentro das tradições dos maracatus, acontece dia 6, terça-feira, às 10h, na Escola Municipal Jesus Cristo, no bairro Jardim Iracema.

O Edital constitui-se como uma ação contínua de fomento à valorização das manifestações e festividades carnavalescas do Estado Ceará.

 

Ceará Ciclo Carnavalesco 2024

O Ciclo Carnavalesco faz parte de uma ação consolidada da política de Patrimônio Cultural para o fomento de bens, produtos e serviços relacionados às manifestações populares do Ciclo Carnavalesco das várias regiões do Ceará.

É uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), com produção do Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares.

 

SERVIÇO:
  • Ceará Ciclo Carnavalesco 2024 — “Entre Batuques e Loas, Quem Dá as Cartas do Ciclo Carnavalesco é Rei”
  • Processo de Seleção Simplificado para Pesquisadores(as) /Avaliadores(as), inscrições: de 01 a 03/02 — Mapa Cultural do Ceará — Formação: 5 e 6/02 (de forma virtual)Lançamento —  08/02 (quinta-feira) — 18h30 — Porto Dragão
  • Acesso gratuito

Siga-nos no INSTAGRAM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *