Educação do Ceará lidera em proporção de concludentes no Enem 2023

O estado do Ceará atingiu o maior índice do Brasil de concludentes do ensino médio que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023. Conforme os dados, 79,8% fizeram a prova no estado – em torno de quatro a cada cinco concludentes. Em números absolutos, foram 84.863 participantes do Ceará, com 77.220 sendo da rede pública.

O grande objetivo é sensibilizar os jovens sobre a política do Enem. O Enem é uma política que garante equidade, que garante democratização ao acesso [à universidade]. Eu sempre gosto de lembrar que, na época que eu fiz o vestibular, por exemplo, se eu quisesse fazer um vestibular para uma universidade em São Paulo, eu teria que me deslocar do Ceará até São Paulo para fazer o exame. Hoje, um jovem em qualquer lugar do Brasil pode fazer o Enem para qualquer universidade em qualquer local do país”, destacou Camilo Santana, ministro da Educação.

No Brasil, essa proporção ficou em 46,7% – ou seja, menos da metade dos concludentes do ensino médio – com um total de 1.181.081 inscritos e 837.622 que fizeram de fato a prova. Depois do Ceará, aparecem também entre os primeiros do ranking os estados de Goiás (com 72,2% de participação) e Amapá (com 65,4%).

Somando os índices gerais de inscrição e participação no Enem 2023 – ou seja, somando escolas públicas e privadas – o Ceará também aparece à frente na comparação proporcional, com 80,2% de participação dos alunos concludentes do ensino médio. No Brasil, esse índice ficou em 50,8%.

O resultado foi apresentado durante a divulgação dos resultados do Enem 2023, na terça-feira, 16 de janeiro, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Participaram do evento o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios.

Mais uma excelente notícia para a educação do nosso estado. O ministro Camilo Santana anunciou há pouco os dados referentes ao Enem 2023. Com 80%, o Ceará lidera o número de participantes entre os concluintes do Ensino Médio da rede pública inscritos na prova. A média do país é de 46%. O percentual do Ceará é praticamente o mesmo quando a rede privada é incluída, o que mostra a eficiência da nossa rede estadual. A meta é ampliar esses dados para o próximo Enem, com mais investimentos e sempre apoiando e incentivando nossos estudantes sobre a importância da prova para o ingresso no ensino superior”, ressaltou o governador do Ceará, Elmano de Freitas.

Siga-nos no INSTAGRAM

 

Fonte: Governo do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *