Secretaria da Cultura do Ceará lança Ciclo Natalino 2023 em Limoeiro do Norte

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), realiza, na próxima terça-feira, 19 e dezembro, o lançamento do Ceará Ciclo Natalino 2023 que este ano traz como tema “Chegou, chegou, chegou – Mestre Chico é brincador: no som da gaita pife, celebramos o natal do Ceará!” – em homenagem ao Mestre Chico, maior referência de grupos de bois da região do Vale do Jaguaribe. A solenidade de lançamento será no Memorial do Boi – Sítio Aningas, em Limoeiro do Norte, às 19h, com acesso gratuito.

Na programação, um grande encontro de bois da região do Vale do Jaguaribe irá acontecer para celebrar o Ciclo Natalino 2023, exaltando as manifestações culturais natalinas da região. Além disso, o Boi Pai do Campo da Faceira, do Mestre Chico, o grande homenageado desta edição, realizará uma apresentação de honra.

14 Mostras Regionais compõem o Ciclo Natalino, são projetos selecionados no XVIII Edital Ceará Ciclo Natalino promovido pela Secult Ceará que ocorrem nas macrorregiões do Estado do Ceará. Os grupos selecionados de cada Mostra se apresentam na XVI Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2023, no dia 6 de janeiro de 2024, data em que se comemora o Dia de Reis no Complexo Estação das Artes.

O Edital constitui-se como uma ação contínua de fomento à valorização de grupos e manifestações culturais natalinas como bois, dramistas, fandangos, lapinhas vivas, pastoris, presépios e reisados.

O lançamento será um momento de celebração das expressões da cultura tradicional popular do ciclo natalino cearense. Por meio da homenagem ao Mestre Chico, buscamos reafirmar a cultura dos Bois como parte das expressões que constituem o período que se inicia em dezembro e termina no Dia de Reis. Será um momento de celebração do ciclo natalino, de seus folguedos e em especial da trajetória de Mestre Chico e do Boi Pai do Campo da Faceira. A cidade de Limoeiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe, é um celeiro de Mestras, Mestres e brincadeiras populares. Um território onde nossas referências culturais se expressam cotidianamente, e no ciclo natalino abrilhantam as festas de fim de ano“, ressalta o professor Hildebrando Maciel Alves, Curador do Ceará Ciclo Natalino 2023.

Homenageado

Nesta edição, o ilustre homenageado é Mestre Chico, reconhecido como Tesouro Vivo do Ceará desde 2005, é considerado uma das maiores referências de grupos de Boi da região do Vale do Jaguaribe, onde reside no município de Limoeiro do Norte. A trajetória do Mestre Chico se confunde com a do grupo comandado por ele, o Boi Pai do Campo da Faceira. Fundado em 1980, por Mestre Chico e Mestre João Caboclo, o coletivo descende do Boi Laranjeira, liderado por Mestre Zé de Terto, do distrito de Flores (Russas). No ano de 2002, Mestre Chico assumiu a liderança do grupo, após o encantamento do Mestre João Caboclo, hoje conta com o grupo adulto e infantil, criado em 2017. Mestre Chico rege esse espetáculo popular como pode, contando principalmente com a ajuda da sua comunidade, Comunidade da Faceira.

 

Ceará Ciclo Natalino 2023

O Ciclo Natalino 2023 é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com a EnCena Produções e o Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares.

Uma comissão de Pesquisa e Curadoria, formada por representantes da Secult Ceará e da sociedade civil e classificada pelo Processo de Seleção e Formação Simplificada, vai acompanhar as 14 Mostras Regionais e a XVI Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2023. Comissão essa.

SERVIÇO:Lançamento do Ceará Ciclo Natalino 2023 – “A Noite dos Bois”
  • Data: 19 de dezembro de 2023
  • Horário: 19h
  • Local: Memorial do Boi – Sítio Aningas – Limoeiro do Norte
  • Acesso gratuito

Siga-nos no INSTAGRAM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *