Limoeiro do Norte: Seu Chico Joaquim da bodega comemora 100 anos de vida neste dia 13

Trocando de idade na data de hoje, quarta-feira, 13 de dezembro, o comerciante aposentado e membro do Terço dos Homens Centro de Limoeiro do Norte, Francisco José Neto, ou simplesmente Chico Joaquim da Bodega, um dos comerciantes mais antigos da cidade.

Ao lado do seu irmão, Seu Cristóvão

Já aposentado e longe do balcão da sua bodega, Seu Chico Joaquim fez história no comércio da cidade, depois de atuar por mais de sete décadas na mesma atividade,  prestando importante serviço, tanto  para os moradores da região do Arraial e São Raimundo,  na zona rural de Limoeiro do Norte, onde iniciou o negócio, como também para uma parte da área central do município, onde também atuou no mesmo ramo comercial por muitos anos, depois de instalar a sua mercearia no entorno da Praça do Patronato, onde permaneceu até a sua aposentadoria.

Oriundo de família humilde, Chico Joaquim, ainda muito cedo teve que arregaçar as mangas em busca de recursos para ajudar aos pais no sustento da casa, tendo o mesmo se submetido a serviços pesados na agricultura, a exemplo da cultura do corte  da palha da carnaúba, atividade na qual atuou por um longo período.

Os seus primeiros contatos com o mundo dos negócios aconteceram no início da década de 40, na mercearia de um então comerciante, de nome Clindenor de Paula Chaves, onde adquiriu experiências para no futuro tocar o seu próprio negócio.

Já com uma certa experiência no ramo, no final da década de 50, aquele cidadão disposto, trabalhador e de visão empreendedora se encoraja e toma a decisão de colocar o seu próprio negócio.

Quando chegou a hora da aposentadoria, Seu Chico Joaquim passou o comércio para a uma neta que tem dado continuidade na tradição comercial daquele que, por mais de 70 anos, fez história e deixou o seu legado como um dos comerciantes mais antigos da cidade.

Nesta data especial, dia em se comemora o Dia de Santa Luzia, Padroeira da Visão, o ex-comerciante Francisco José Neto (Seu Chico Joaquim) celebra o seu natalício de 100 anos e recebe o carinho e o abraço fraterno dos familiares e amigos.

Siga-nos no INSTAGRAM

 

Por: Nilo Leite

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *