Museu Fran Luz de Quixeré comemora dois anos de fundação

Inaugurado em 2021, o Museu Fran Luz mantém um acervo com mais de 300 peças.

De acordo com Dona Raimundinha, fundadora do Museu, a sua paixão por peças antigas começou há cerca de 17 anos, quando ela costumava frequentar a residência do Seu Memézio Dias, um antigo e renomado restaurador de bicicletas antigas da cidade de Quixeré, e de tanto vê-lo desenvolvendo aquele trabalho, acabou aprendendo o ofício e passou a restaurar as suas próprias bicicletas.

Mas a paixão mesmo por peças antigas e a vontade de montar um museu surgiu mesmo quando o “velho restaurador de bicicletas” deu-lhe umas moedas e umas cédulas antigas, daí em diante passou a se articular para a construção da casa onde hoje abriga o Museu Fran Luz, um trabalho que perdurou por dois anos, até chegar ao ponto em que encontra, sempre contando com o apoio de muitos amigos que contribuíram para a realização deste sonho.

Dona Raimundinha destacou ainda que a Casa Museu recebe muitos visitantes que vêm a Quixeré para conhecer aquele espaço cultural, bem como de estudantes que também visitam a casa para conhecer de perto o acervo de mais de 300 peças existentes no Museu de antiguidades da cidade de Quixeré e a história, tanto do museu como das peças. A boa receptividade dos da comissão organizadora para com os visitantes faz com os estejam sempre voltando para visitar o espaço cultural.

Mundinha fez menção ainda a Pedalada de Bicicletas Antigas, cujo evento, realizado domingo, 10 de dezembro, chega a sua 4° edição, e ainda a 1° Exposição de Bicicletas Antigas e Modernas que contou com um grande número de participantes, em momento de confraternização na Casa Museu da cidade de Quixeré.

Siga-nos no INSTAGRAM

 

 

Por: Nilo Leite

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *