Secretário do Desenvolvimento Agrário assina contratos do projeto Hora de Plantar Safra 2023/2024

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, assinou os contratos do projeto Hora de Plantar Safra 2023/2024, na quinta-feira, 23 de novembro, no auditório da SDA, em Fortaleza. O projeto disponibiliza sementes e mudas de alto padrão genético, em busca do aumento da produção junto aos agricultores/as familiares cearenses. O valor do investimento é de R$ 26 milhões.

Durante o ato, Moisés Braz reforçou a importância do projeto para o fortalecimento das comunidades do campo. “Este foi um momento muito importante para o povo do campo, principalmente porque é uma política pública totalmente financiada 100% pelo Tesouro do Estado. Uma novidade é que neste ano introduzimos outros tipos de sementes que não tinham na safra passada, como semente de capim, feijão e algodão, entre outras. Estou muito feliz porque essa solenidade reforça o compromisso do nosso governador Elmano de Freitas com a agricultura, com os pequenos e com o desenvolvimento do campo”, destacou o titular da SDA.

A expectativa da SDA para este ano é atender, por meio do projeto Hora de Plantar, 156 mil agricultores em 182 municípios do estado (exceto Fortaleza e Eusébio por não possuírem zona rural), com sementes de milho híbrido (2 mil toneladas), milho variedade (500 toneladas), sorgo forrageiro (180 toneladas), algodão (10 toneladas) e capim (12 toneladas), além das mudas de cajueiro anão (500 mil), aroeira (4,4 mil) e sabiá (40 mil), palma (2,5 milhões de raquetes) e maniva (5mil m³ – 10 milhões de mudas).

 

Parcerias e distribuição de sementes

A execução e assistência técnica do Hora de Plantar ficam a cargo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em parceria com as secretarias municipais de Agricultura. O diretor técnico da vinculada, Itamar Lemos, reforçou o conhecimento e assistência técnica para garantir o sucesso do projeto.

O Projeto Hora de Plantar garante o fortalecimento da agricultura familiar no interior do Ceará. A parceria com as secretarias municipais auxiliam na distribuição das sementes e reforça o trabalho desempenhado pela Ematerce. Este é o nosso trabalho. Contem com a gente”, afirmou o técnico da Ematerce.

A projeção, de acordo com o secretário Moisés Braz, é que as sementes sejam distribuídas em dezembro deste ano. “Em dezembro, até no máximo 15 de janeiro, todos os produtos estarão nos armazéns para que assim que caia a primeira chuva no Ceará, a gente já possa começar a distribuição de sementes”, indicou o titular da pasta.

Neste ano, o projeto Hora de Plantar também ampliou sua distribuição, de forma restrita, a 25 municípios, com 10 toneladas de sementes de algodão e bioinsumos. Para execução da Safra 23/24, a SDA firmou 34 contratos de fornecimento de sementes (milho, feijão, sorgo, algodão e capim), nove contratos de fornecimento de palma forrageira, 25 contratos de fornecimento de cajueiro anão e nativas e dois contratos de fornecimento de maniva sementes.

O representante dos fornecedores de sementes e mudas do projeto, Berchmans Martins, celebrou a assinatura dos contratos. “Este ato de hoje fortalece ainda mais os produtores de sementes do Estado, o que faz a gente ser referência a nível de Nordeste de qualidade. Hoje, nós temos o melhor projeto de distribuição de sementes de toda a região nordestina. Após a assinatura dos contratos, essas sementes vão ser entregues pelos produtores para os armazéns da Ematerce. São produtos de qualidade, não transgênicos e de grande valor genético, sementes biofortificadas e que não só alimentam, mas que também nutrem”, explica.

 

Hora de Plantar

Com 36 anos de existência, o Hora de Plantar continua a proporcionar incrementos significativos da produtividade agrícola e, consequentemente, no aumento na renda e na segurança alimentar de inúmeros cearenses. O programa é financiado pelo Governo do Ceará, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e do Tesouro do Estado.

Em 2021, através da Lei Ordinária nº 17.534, o projeto tornou-se uma Política Pública de Estado destinada ao fomento à produção rural de forma perene, proporcionando resultados socioambientais e econômicos relevantes para o agricultor familiar.

Siga-nos no INTAGRAM

 

Glauber Sobral - Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará
Avenida Bezerra de Menezes, 1820 - Fortaleza
WhatsApp: (85) 9-8417-1507

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *