Governo do Ceará anunciou reforço na campanha de vacinação infantil

O Governo do Ceará anunciou um reforço na campanha de vacinação infantil, com ênfase na imunização contra a Covid-19. Entre os dias 4 e 15 de dezembro, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promoverá ações de imunização. A iniciativa foi divulgada pela titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu) da Sesa, Ana Karine Borges, em um evento online realizado nesta semana.

O destaque da campanha é a inclusão da vacina contra a Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação das crianças a partir de 2024, abrangendo aquelas com idade entre seis meses e menores de cinco anos. O esquema vacinal completo consiste em três doses, com intervalos recomendados de quatro semanas entre a 1ª e a 2ª dose, e oito semanas entre a 2ª e a 3ª dose. Crianças que receberem as três doses neste ano não precisarão repetir em 2024.

As estratégias de vacinação serão definidas pelos municípios, considerando o microplanejamento e as particularidades de cada região, com diretrizes centrais estabelecidas pelo Estado. Entre as estratégias recomendadas estão a vacinação casa a casa, busca ativa de crianças com esquema em atraso, mobilização nas unidades de saúde e horários diferenciados para funcionamento das salas de vacinas.

No dia D, agendado para 9 de dezembro, as salas de vacinas e postos estratégicos serão abertos, buscando facilitar o acesso dos pais e responsáveis. A pediatra Jocileide Sales enfatizou a importância da informação, destacando o papel crucial das vacinas na prevenção de doenças graves em crianças. Ressaltando a segurança dos imunobiológicos disponibilizados pelo SUS, ela explicou que todas as vacinas passam por rigorosos testes de segurança e qualidade antes de serem aprovadas.

Siga-nos no INSTAGRAM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *