SDA marca presença na cerimônia de abertura da 67ª Expoece

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Moisés Braz, participou da solenidade de abertura da 67ª edição da Feira Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece), em Fortaleza. O evento acontece até o dia 19 de novembro, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza.

Neste ano, a SDA conta com um estande institucional e organiza o Complexo da Agricultura Familiar, com cerca de 80 expositores, entre agricultores familiares individuais, cooperativas, associações e empreendimentos de economia solidária. O secretário Moisés Braz destacou o trabalho desempenhado pela Associação de Criadores do Ceará (ACC), organizadora do evento.

Nós aqui da SDA pensamos de forma estratégica para os pequenos da agricultura familiar e organizamos nosso estande. A perspectiva é que a gente possa aproveitar essa feira para visitar, conhecer a cultura do nosso povo e comercializar produtos. E eu destaco também o trabalho desempenhado pela Associação dos Criadores, que organiza o evento, e espera receber nesses próximos dias representantes de cinco estados do Nordeste. Por isso considero a Expoece um bom negócio para todo o Ceará”, afirmou o titular da pasta.

Considerada a maior exposição agropecuária do Ceará e uma das três maiores da região Nordeste, a Expoece prevê a exposição de animais de vários estados brasileiros, incluindo aves, bovinos, caprinos, equinos e ovinos. O número representa um aumento significativo em relação a 2022, quando cerca de 4 mil animais foram expostos.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou a importância da Expoece para a economia e cultura do Estado. “Aqui vão passar entre 100 a 150 mil pessoas e exposição de mais de 5 mil animais. A perspectiva é que muitas parcerias sejam negociadas aqui. E tem uma segunda dimensão que eu considero muito importante na Expoece, que é a dimensão cultural. É muito forte a relação afetiva que tem e isso é uma dimensão cultural do nosso povo. A Expoece é um sucesso e figura como um evento de tradição do nosso Estado”, frisou o gestor estadual.

Além da quantidade de animais, a Expoece mescla tradição com modernidade e apresenta as tendências mais recentes de feiras do segmento agropecuário. Um dos destaques da programação é o ranch sorting, uma prova equestre originada do trabalho de fazenda em que é necessário separar o gado de um curral para outro. Além disso, o evento inclui uma série de concursos de raças de diversas espécies, como o nacional das bovinas Jersey e Pardo Suiço, sendo esta última avaliada por um juiz norteamericano; a nordestina do cavalo mangalarga; e o julgamento ranqueado das raças Santa Inês (ovino) e da Anglo-Nubiano (caprino).

 

Tradição

Desde 1954, a Expoece faz parte do calendário de eventos tradicionais de Fortaleza. Mais do que uma oportunidade de networking para criadores do Ceará e de outros estados, a exposição reúne gerações de famílias que têm a oportunidade de entrar em contato com as raízes do campo sem sair da capital cearense.

A responsabilidade social também integra a programação da Expoece. Em parceria com projetos de assistência animal no campus do Pici da UFC e no bairro da Sapiranga, será realizada a 2ª Feira de Adoção Pet. A ação incentiva a adoção responsável de animais.

Para os amantes de um bom churrasco, a Expoece vai oferecer várias opções, incluindo a venda de diversos pratos da culinária regional e nacional, como churrasco no fogo de chão e no fogão a lenha, bem como oficinas de BBQ. Comidas típicas, como rapadura e tapioca, também estarão disponíveis para compra.

A 67ª edição da Expoece tem o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae), da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, da Enel e do Banco do Nordeste.

Siga-nos no INSTAGRAM

 

Glauber Sobral - Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará
Avenida Bezerra de Menezes, 1820 - Fortaleza
WhatsApp: (85) 9-8417-1507

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *