Campanha Diabetes no CIDH alerta para diagnóstico e prevenção de riscos da doença

A diabetes é uma condição de longa duração caracterizada pela concentração de açúcar no sangue (hiperglicemia crônica). Quando essa concentração acontece por um longo período, aumentam-se os riscos para lesões em diversos órgãos e partes do corpo: coração, rins, olhos, pés, vasos sanguíneos e nervos.

Nesta semana, lembramos o 14 de novembro como o Dia Mundial da Diabetes. No Ceará, o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), unidade ambulatorial secundária da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), celebra a data com ações preventivas de riscos associados à doença voltadas aos usuários do Centro. Na quarta-feira, 15 de novembro, uma ação externa na avenida Beira-Mar vai focar no rastreamento da doença para a população em geral.

O CIDH é o principal centro no Ceará de referência para pessoas com diabetes mellitus tipo 1; diabetes mellitus tipo 2 de alto risco, associado a complicações crônicas; Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e distúrbios do crescimento e desenvolvimento, como a puberdade precoce.

Por ser uma doença que se manifesta devagar, com nenhum ou poucos sintomas, é fundamental que a diabetes seja rastreada, ou seja, descoberta o mais cedo possível, justamente para evitar complicações futuras.

Neste ano, a Campanha Diabetes Novembro Azul, organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), traz o mote “Saiba seu risco, construa um futuro saudável”. O alerta busca fazer um chamado à sociedade para buscar o diagnóstico e prevenir riscos relacionados à doença.

No Brasil, segundo a SBD, metade das pessoas identificadas com diabetes não sabiam que tinham o diagnóstico. A doença vem causando preocupação mundial, com aumento crescente entre a população. No Brasil, 15,8 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos convivem com diabetes.

Apesar de não ter cura, a diabetes exige cuidados para o resto da vida, envolvendo paciente, família e sociedade. É preciso, entre outros pontos, medir constantemente a glicemia, tomar medicamentos, fazer exercícios físicos com regularidade e comer de modo saudável.

 

Siga-nos no INSTAGRAM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *