O consumo contínuo de “alimentos de calorias vazias” causa prejuízos à saúde

O termo “alimentos de calorias vazias” se refere a comidas muito calóricas que oferecem um valor nutricional extremamente baixo ou quase nulo.

Os “alimentos de calorias vazias” costumam ser ultraprocessados. São alimentos que passaram por várias etapas de processo industrial. No geral, eles possuem alta adição de açúcares, gorduras trans, sódio, substâncias sintetizadas e, principalmente, conservantes.

Segundo o nutricionista esportivo Isaac Nunes, que atende em Brasília, os alimentos de alto valor calórico alimentam, mas não são capazes de nutrir. “Se alimentar é o ato de comer ou ingerir qualquer alimento. Se nutrir, por outro lado, é oferecer ao corpo comida de qualidade, com ingredientes que contribuem para o funcionamento dele”, afirma.

Os alimentos com calorias vazias são prejudiciais ao organismo, pois são ricos em gorduras saturadas e carboidratos. Essas substâncias representam fontes de energia que, se não forem utilizadas, serão convertidas em gordura”, explica Isaac.

O acúmulo de gordura no corpo está ligado a problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos, derrames, diabetes e até certos tipos de câncer.

Segundo a médica Lorena Balestra, o ideal é preferir a comida feita em casa, com temperos e ingredientes naturais, garantindo a qualidade do alimento e a segurança do processo. “Descasque mais e desembrulhe menos”, sugere Lorena.

 

 

Veja 5 alimentos de calorias vazias comuns na dieta
  • Maionese. Por conta do alto teor de gordura saturada, consumi-la em excesso pode levar ao ganho de peso;
  • Biscoito. A ingestão descontrolada provoca picos de açúcar no sangue, que, a longo prazo, podem ocasionar resistência à insulina e diabetes;
  • Salgadinhos. As batatinhas fritas de pacote e seus similares contém alto teor de gordura trans, sódio, corantes e conservantes, ingredientes que fazem mal ao corpo;
  • Salsicha. O alimento possui sal, gorduras saturadas e conservantes. O consumo a longo prazo de carne processada, categoria em que estão as salsichas, já foi associado a mortes prematuras;
  • Miojo. O alto teor de sódio e o excesso de carboidratos contribuem para a hipertensão e obesidade. A ingestão contínua leva a deficiências nutricionais.

 

 

O que fazer para introduzir alimentos mais saudáveis na dieta

Como regra, prefira os alimentos in natura que possuem maior diversidade de nutrientes e não contém substâncias químicas.

Ao comprar comida em supermercados, verifique os rótulos. Escolha a opções com menos substâncias na composição. Quanto mais ingredientes, maior a quantidade de conservantes usados.

Siga-nos no INSTAGRAM 

 

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *