Projeto Farmácia Viva é inaugurado no Horto Florestal de Limoeiro do Norte
Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 28 de agosto, a solenidade de inauguração do Projeto Farmácia Viva da cidade de Limoeiro do Norte, cujo projeto está implantado na área interna do Campo Florestal Municipal.
Na oportunidade, várias autoridades municipais marcaram presença para prestigiar a inauguração do referido projeto que teve início antes do período da pandemia do novo Coronavirus, e teve que ser interrompido em virtude do delicado momento em vivia todo o país naquele momento conta do alastramento da doença.
Dentre os presentes, o Secretário Municipal de Saúde, Júnior Ibiapina, que fez uma explanação a cerca dos investimentos aplicados pelo município para que o sonho da implantação do Projeto Farmácia Viva pudesse ser concluído e entregue para a população limoeirense.
De acordo com o Secretário Ibiapina, para a implantação do projeto Farmácia Viva, o município de Limoeiro do Norte está aplicando cerca de R$ 450 mil, em ações que vão desde a contratação de profissionais, construção de canteiros, até a parte final que é a instalação do laboratório. Ibiapina aproveitou o ensejo para enaltecer o empenho da Superintendente do Instituto Municipal de Meio Ambiente (IMMAB), Karísia Mara do IMMAB e demais parceiros que contribuíram para a conclusão do projeto.
Conforme avaliou o ex-vereador José Lins (foto acima), o projeto Farmácia Vida do Horto Florestal poderá se tornar uma das obras mais importantes da gestão do prefeito José Maria Lucena, já que, a partir da inauguração do laboratório de manipulação das ervas, a população passará a ter acesso a medicamento caseiros e a custo para curar as enfermidades.
O ex-vereador Washington Lopes (foto acima) também prestigiou a inauguração Farmácia Viva e expressou gesto de alegria por ver o referido projeto sendo posto em prática, já que também fez o seu papel na Câmara Municipal quando esteve vereador defendendo a instalação do projeto Farmácia Viva no Campo Florestal.
Ao visitar os canteiros do projeto Farmácia Viva do Campo Florestal, o vereador Teinha do Espinho (foto acima) mencionou a importância do projeto e aproveitou para enaltecer o empenho da gestão municipal e a equipe IMMAB pelo empenho nas ações para instalação do projeto em Limoeiro do Norte.
De acordo com Duílio Igor (foto acima), coordenador do projeto Farmácia Viva do Horto Florestal de Limoeiro do Norte, inicialmente estão sendo cultivadas 16 espécies ervas medicinais nos canteiros instalados no Horto Florestal, incluindo aí, plantas bastante populares, a exemplo do Capim Santo, que pode ser cultivado no quintal das residências, mas que têm grande importância no tratamento de cólicas abdominais leves.
Por: Nilo Leite