Dia do Comerciante: Aos 96 anos, Seu Agapito fala da sua experiência em mais de seis décadas no ramo

Neste domingo, 16 de julho, data especial em que celebra em todo o país, o Dia do Comerciante. Rendemos homenagens para todos os professionais da categoria, em especial para o senhor Agapito Baima Gadelha, popularmente conhecido como “Seu Agapito do Mercearia”, com mais de 60 anos de atuação no ramo comercial na cidade de Limoeiro do Norte, sendo o primeiro comerciante a instalar na cidade.

Aos 96 anos de idade, Seu Agapito se diz um homem realizado pelo ofício que escolheu como meio de tirar o sustento para sua família. Seu Agapito observa ainda que tem mais de 60 anos que montou a sua primeira mercearia, mas que, as tendências para o comércio já carregava desde criança, pois naquela época, segundo ele, já atuava no ramo vendendo frutas de porta em porta na região de Aquiraz, a sua terra natal.

 

Origem do Dia do Comerciante

O Dia do Comerciante surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro.

O Visconde de Cairu foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, que antes era totalmente dependente de Portugal.

Uma das suas principais ações foi aconselhar o rei português D. João VI a assinar a Carta Régia, em 28 de janeiro de 1808, abrindo os portos brasileiros ao comércio exterior.

 

Por: Nilo Leite

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *