Campo Florestal de Limoeiro do Norte é opção de lazer e diversão no período das férias escolares
Desde o início do mês de julho, mês das férias escolares, o número de visitantes no Horto Florestal de Limoeiro do Norte tem aumentado consideravelmente com a presença de grupos de amigos, até mesmo de famílias que estão tirando um tempinho para conhecer de perto a estrutura física do Campo Florestal, bem como para apreciar a bela paisagem natural do local que dispõe de uma ampla área de preservação ambiental, bem como para a pratica de algum tipo de atividade física, como de corridas e caminhadas pelas trilhas do parque ou ainda para um piquenique em família a beira do lago ecológico, com direito a café da manhã, proporcionando assim, momentos de lazer e entretenimento ao ar livre e em contato direto com a natureza.
Conheça um pouco da história do Campo Florestal de Limoeiro do Norte
No ano de 1951, a prefeitura municipal de Limoeiro do Norte, na pessoa do então prefeito Estevão Remígio de Freitas, doou uma área da Floresta Nacional Araripe – Apodi, medindo 213m de frente, com 184m de fundo, uma área de aproximadamente quatro hectares ao Ministério da Agricultura, com a finalidade de se instalar o serviço florestal para produção de mudas.
Em junho de 2018 foi celebrado um termo de cessão no qual o Ibama cede ao Município de Limoeiro do Norte o Campo Florestal pelo prazo de 5 anos.
De acordo com o Decreto de nº 334, de 9 de dezembro de 2021, fica criado o Parque Natural Municipal do Campo Florestal de Limoeiro do Norte. A área patrimonial do parque ficará sob tutela, administração, jurisdição e gestão do Instituto Municipal de Meio Ambiente de Limoeiro do Norte – IMMAB. O Instituo como órgão executor da unidade de conservação, elaborará orçamento e relatório financeiro anual em relação aos objetivos da unidade de conservação.
Atualmente o Campo florestal conta com trilhas, academia ao ar livre e um parque infantil para as crianças.
Conhecido como o Pulmão de Limoeiro de Limoeiro do Norte, o Campo florestal é aberto a população todos os dias, inclusive domingos e feriados, de 5h até às 22h, na rua – Cel. José Nunes, nº 953, bairro João XXIII.
Por: Nilo Leite