Comunidade de Danças, em Limoeiro do Norte, celebra os Padroeiros São Pedro e São Paulo
Entre os dias 28 de junho e 2 de julho, a comunidade de Danças, zona rural de Limoeiro do Norte, esteve reunida para festejar os santos Padroeiros da localidade, São Pedro e São Paulo.
Durante as quatro noite de festividades em alusão a São Pedro e São Paulo os fiéis católicos e devotos dos Santos, tidos como os pilares centrais da Igreja Católica, tiveram a oportunidade de expressar o sentimento de fé e devoção através das celebrações religiosas, além de reforçar os laços de amizades, fé religiosidade, a partir das ações desenvolvidas de forma voluntária para a realização das atividades sociais e religiosas da comunidade.
Isso é o que afirmam as irmãs Socorro Barros e Maria da Saúde (f0t0) que sempre estiveram empenhadas nas atividades da igreja na comunidade e, em especial, nos preparativos dos festejos em alusão aos padroeiros da comunidade, cuja festa acontece todo ano, sempre no período que compreende entre o final do mês de junho e início de julho.
As duas irmãs fizeram um rápido relato sobre as ações que foram desenvolvidas pelos moradores da comunidade de Danças com o intuito de construir a Igreja na comunidade.
De acordo Maria Saúde, tudo começou no início do ano de 2010, quando apresentaram ao pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo, responsável pelas celebrações naquele setor, a ideia da construção da Igreja, tendo a comunidade recebido total do Padre Zionete que, segundo ela, foi de fundamental importância para a realização do sonho dos moradores daquela comunidade que antes costumavam se reunir no prédio da Associação Comunitária para realizar as celebrações.
Ela acrescentou ainda que a partir daí a comunidade passou a realizar campanhas solidárias com o intuito de arrecadar os recursos necessários para a construção da Igreja que tem como padroeiro São Pedro e São Paulo.
“A escolha do nome do Padroeiro da Igreja da comunidade de Danças também passou por um processo de consulta junto a Paróquia do Divino Espírito que propôs os nomes de São Pedro e São Paulo para serem os Padroeiros da comunidade”, afirma Socorro Barros.
A dona de casa lembra ainda que a primeira missa na capela de São Paulo e São Pedro foi celebrada em dezembro de 2018, quando ainda não tinha portas e o piso, ainda era só areia.
As duas irmãs afirmam que a cada ano os festejos de São Pedro e São Paulo tem crescido consideravelmente, que a cada ano elas se sentem cada vez mais fortalecidas e dispostas para dar continuidade aos trabalhos em prol dos festejos do Padroeiro da comunidade de Danças.
Por: Nilo Leite