O Preconceito e a discriminação ainda são barreiras enfrentadas pela comunidade LGBTQIA+
Segundo Adriana Nogueira, presidente da Associação Jaguaribana de Apoio a comunidade LGBTQIA+ de Limoeiro do Norte, o preconceito e a discriminação ainda são barreiras enfrentadas pela comunidade.
“Todos os dias as pessoas que se expressam de forma diferentes das outras pessoas, no que se referente a sua opção sexual, ou até mesmo pela sua forma de vestir no dia a dia, são vítimas do preconceito e de atitude que causam violência”, mencionou a Presidente. “No Ceará se encontra entre os Estados brasileiros com os maiores índices de mortes contra pessoas da comunidade LGBTQIA+”, continuou Adriana.
A Associação Jaguaribana de Apoio a Comunidade LGBTQIA+ de Limoeiro do Norte, também de acordo com Adriana Nogueira, existe desde 2005, e atualmente está composta por 16 membros e mais de 100 associados.
Uma das principais pautas de atuação da associação tem sido a elaboração de um pacto de combate a LGBT-Fobia, com vistas a inclusão social da categoria, cuja proposta tem sido apresentada nas Câmaras Municipais para apreciação dos pares constituídos visando com isso, a transformação do referido projeto em lei que sirva de apoio no processo de inclusão, empregabilidade e capacitação profissional para o público LGBT.
Por: Nilo Leite